Apresentação

A constituição de Observatório do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado do Paraná: Rede de Conhecimento, no Estado do Paraná, almeja analisar a complexidade do mundo do trabalho e das questões sociais que precisam ser compreendidas para que se possa propor soluções em termos de políticas públicas e programas de governo.

O OTDS-RC é um programa que se coloca na perspectiva de gerar conhecimentos e sugerir possíveis caminhos para solução de conflitos de interesses entre capital e trabalho e a resolução dos problemas sociais decorrentes da exclusão social.

O OTDS-RC produzirá conhecimentos estruturais e conjunturais com o intuito de subsidiar a negociação entre capital e trabalho, o desenvolvimento de formas alternativas de trabalho e renda, bem como analisará e apontará sugestões no âmbito das demandas sociais.

O Paraná necessita de estudos e acompanhamento mais detalhados das diferenças entre regiões em sua estrutura produtiva que possibilitem a concepção e o monitoramento das políticas públicas que visam à melhoraria do padrão de absorção de sua força de trabalho, a sua qualificação, as suas trajetórias profissionais e, ainda, antecipe ações para evitar as graves conseqüências sobre os mercados de trabalhos regionais e dos processos de modernização produtiva, por meio da incorporação de novas tecnologias, ou ainda, de introdução de novas culturas agrícolas.

A natureza da inserção produtiva do Paraná no cenário mundial o faz dependente da evolução dos preços das commodities por um lado e, por outro, das decisões de grandes empresas mundiais da metal-mecânica, no âmbito da indústria automotiva mundial. Esse fenômeno transforma o Estado do Paraná num ente da federação muito suscetível aos efeitos da política macroeconômica do Governo Federal, da conjuntura econômica mundial.

Essa subordinação ao mercado mundial e às políticas da União tem ensejado a atuação de diferentes esferas da sociedade civil, instituições governamentais e não governamentais sindicatos entre outros atores sociais e políticos na formulação e implementação de ações que exigem elaboração e a defesa de políticas públicas que enfrentem a questão do emprego e da renda e bem como da pobreza e suas diferentes expressões de injustiça social.

Nesse sentido, tendo então como referência a complexidade do mercado de trabalho brasileiro e a gravidade dos problemas sociais, o OTDS-RC é um espaço de estudo, debate e de proposição de medidas governamentais visando à modernidade das relações entre capital e trabalho e a inclusão social pelo trabalho como meio de superação da pobreza. Por fim, o OTDS-RC constitui-se uma rede de relações entre instituições produtoras de informações e conhecimento aos seus usuários.

 

Geo

 

Recomendar esta página via e-mail: