Sobre o Observatório do Trabalho

Identificação do programa

Observatório do Trabalho e Desenvolvimento Social.

Órgão Responsável

Secretaria da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos - SEJU por meio do Departamento do Trabalho.

Parceiro

Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES.

Natureza organizacional

Esfera multipartite com atuação em rede, abrigando instituições e representações governamental, empresarial, dos trabalhadores e da sociedade civil em geral tais como Universidades, Institutos de pesquisa, Movimentos sociais etc.

 


Objetivo Geral

Fortalecer a Política Pública de Trabalho, Emprego e Renda1,de Assistência Social e Segurança Alimentar e Nutricional no Estado do Paraná, a partir do conhecimento amplo e sistemático das realidades paranaense, brasileira e mundial e especialmente, da reflexão sobre o mundo do trabalho. ²

Objetivos específicos

- Construir indicadores que sintetizem as principais características do mercado de trabalho paranaense.

- Acompanhar detalhadamente a evolução do mercado de trabalho paranaense de forma integrada à evolução de sua estrutura produtiva especializada territorialmente, identificando os padrões de ocupação, qualificação, remuneração e acesso aos direitos trabalhistas.

- Produzir análises de conjuntura de mercado de trabalho a fim de gerar informações e indicadores que antecipem tendências do mercado de trabalho.

- Subsidiar com informações e análises as decisões dos Conselhos Estadual e municipais do Trabalho.

- Subsidiar a atuação da SETP e de outras esferas de Governo na concepção e acompanhamento de políticas públicas de trabalho e renda.

- Divulgar informações sobre o mercado de trabalho brasileiro, regional e estadual a partir da base de dados produzida regularmente pelo MTE, IBGE, IPARDES e DIEESE entre outras.

²''Mundo do trabalho'' refere-se aqui ao conjunto das formas contemporâneas de ocupação, trabalho e emprego, mudanças nos processos de trabalho e de produção, formas diferenciadas de qualificação e formação profissional, incluindo também formas de organização dos trabalhadores, padrões salariais e de proteção social. Logo, é uma categoria abrangente para além da concepção de mercado de trabalho.

 


Público-alvo

- Os diferentes atores sociais que atuam no mercado de trabalho, na formulação e no acompanhamento de políticas públicas, tais como os poderes públicos federal, estadual e municipal.

- As diversas entidades representativas de classe.

- A academia e pesquisadores.

- A sociedade civil.

 


Abrangência

A abrangência principal tanto do Observatório do Mercado de Trabalho do Paraná quanto do Observatório Social do Paraná será, por um lado, o Estado do Paraná e seus municípios, e, por outro lado, a comparação com os demais estados da Federação, principalmente os da Região Sul, sempre que possível.

Recomendar esta página via e-mail: