Notícias

23/10/2018

Com a criação de mais de 9 mil vagas, Paraná é destaque na geração de empregos em setembro

O Paraná é destaque na geração de empregos em setembro, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) divulgados neste mês pelo Ministério do Trabalho. O Estado apresentou um saldo positivo de 9.487 postos de trabalho (o saldo é a diferença entre admitidos e desligados). Ou seja, o Paraná criou 9.487 novas vagas de emprego.

Este desempenho coloca o Paraná como o quarto estado que mais gerou emprego no Brasil em setembro e o primeiro da região sul. Esse é o melhor mês de Setembro na geração de empregos para o Estado desde 2014.

Ainda relativo ao desempenho do mês de setembro, Curitiba foi a cidade do estado que mais empregou, com a abertura de 3.650 vagas, seguido de Cascavel com 554, Ponta Grossa com 438 e Foz do Iguaçu com 343.

Dos oito setores analisados pelo CAGED, em setembro, sete tiverem saldos positivos.  Entre eles o que mais contratou foi o setor de Serviços com 4.726 novas vagas, o que representa quase 50% do total de vagas abertas neste mês. Em seguida está o setor do Comércio (2.111) e Indústria da Transformação (1.286).

Alexandre Chaves, economista do Observatório do Trabalho da Secretaria Especial do Trabalho e Relações com a Comunidade, destaca o setor de Comércio e aponta uma tendência de crescimento para os próximos meses. “O comércio mostra uma tendência a apresentar números melhores nos últimos meses do ano e demonstra recuperação com os meses anteriores, tendo em vista que registrou um aumento de 16,05% postos de trabalho em relação a agosto.”

No acumulado do ano (de janeiro a setembro) o saldo do Paraná foi de 54.958 novos postos de trabalho. Esse resultado coloca o Estado em terceiro lugar no ranking nacional, atrás somente de São Paulo e Minas Gerais. Para Paulo Rossi, Secretário Especial do Trabalho e Relações com a Comunidade, esses números representam uma consolidação da retomada de empregos formais no Estado. “Estamos colhendo de forma positiva os frutos da política de investimento em obras e infraestrutura por parte do Governo do Estado. O aumento dos postos de trabalho reflete a boa gestão em prol dos paranaenses”.

Ainda no acumulado, o destaque também vai para Curitiba. A capital paranaense é a 4ª cidade que mais gera empregos no país, com saldo de 13.920 nos postos, estando atrás somente da metrópole de São paulo, Belo Horizonte e Brasília.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.