Projeto Carreta do Conhecimento 2022

Carreta do Conhecimento 2022

Critérios Para Participação do Projeto Carreta do Conhecimento 2022

 a) Ser maior de dezesseis anos, comprovadamente*; 

  I - Para as turmas de Elétrica Residencial a idade mínima é de 18 anos.

 b) Auto declaração de escolaridade mínima de ensino fundamental completa;

 c) Ir pessoalmente até a agência do trabalhador, de sua localidade para se inscrever.

 


Carreta do Conhecimento 2022

  • 63 localidades.
  • 126 turmas.

 

 

Horário de Aulas

  • Turma 1  -  13:30 as 17:30
  • Turma 2  -  18:30 as 22:30

Cursos de 80h em 2 Turnos nas Áreas

  • Panificação;
  • Instalações Elétricas;
  • Confecção;
  • Mecânica Automotiva;
  • Manutenção de Motocicletas;
  • Eletricidade Automotiva;
  • Mecânica Industrial;
  • Refrigeração Residencial.
  • Automação industrial.
  • Informática.

 


Para se Matricular nos Cursos da Carreta do Conhecimento

 

Interessados devem ir até a Agência do Trabalhador da sua localidade, pessoalmente.

 

Durante o expediente regular de funcionamento da unidade com os seguintes documentos:

  • Comprovante de residência;
  • Documento de Identidade com foto e CPF;
  • Termo de auto declaração de escolaridade;
  • Carta de encaminhamento da Assistência Social - (Não obrigatório);
  • Para alunos com menos de 18 anos é necessário estar acompanhado do responsável legal.

 


Conteúdo Programático dos Cursos

 

Panificação

Programa alimentos seguros (PAS)
Teoria sobre Panificação; Preparo de Receitas de Pão.
Fundamentos para preparo de massas naturais e integrais e Preparo de Recheios;

Preparo de Pães;

Preparo de Bolos.

Instalações Elétricas

Noções de Segurança em Eletricidade: Choque elétrico; Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) e Equipamentos de Proteção Individual (EPI); NR – 10. Noções de Eletricidade Básica: Grandezas elétricas; Circuitos elétricos; Medidas Elétricas; Sistema Elétrico Brasileiro: Geração, Transmissão e distribuição; Instalações Elétricas Prediais: Emendas de condutores; Interruptor: Simples; Paralelo; Intermediário; Tomada: de Uso Geral; de Uso Específico; Fotocélula; Sensor de Presença; Programador Horário; Campainha; Minuteria; Dimmer; Dispositivos de proteção (disjuntores, fusíveis e DPS); Leitura e interpretação de projetos elétricos; Dimensionamento de condutores e disjuntores pela capacidade de corrente e queda de tensão; Aterramento de instalações elétricas. Norma NBR 5410 (Instalações Elétricas de Baixa Tensão); Norma NTC 901 100 (Fornecimento em Tensão Secundária de Distribuição).


Confecção

Sequência operacional e ficha técnica do produto; Tipos de maquinas de costura industrial; Tipos de equipamentos e acessórios para processo de produção conforme seguimento de moda e uso de tecidos; Tipos de aviamentos aplicados na indústria do vestuário; Técnicas de uso e manutenção de maquinas de costuras Industrial; Acionamento e controle do pedal da máquina de costura; Passagem de linha superior e inferior na máquina de costura; Identificação e troca da agulha da máquina; Regulagem da pressão do calcador, tensão dos fios e linhas, ajuste de pontos, solução das principais causas de defeitos na qualidade da costura; Tipos de agulhas e fios para máquina de costura e suas aplicações; Manutenção Preditiva e Preventiva da máquina de costura Industrial;

Instalação e utilização de acessórios para acabamento na execução de peças. Exercícios: costuras retas, curvas, circulares, arremates, pespontos, alinhamento de piques e união de curva na máquina Reta; Costuras retas, curvas, circulares, tubulares, cantos e arremates na máquina Overloque; barras e pespontos de elástico na máquina. Métodos de preparação: aplicação de vivo, viés e debrum; aplicação de entretelas, costura de bainhas, aplicação de cós, costuras de reforço, colocação de golas, colarinhos, bolsos, punhos, carcelas, zíperes. Montagem: Montar peças do vestuário analisando as formas de distribuição para costura de peças de acordo com o tipo de tecido, sequência operacional, observando distribuição e tipos de máquinas utilizadas, orientando-se pelo sistema de apoio a costureira. Acabamento: Sistemas de Passadoria, Revisão, limpeza.

Mecânica Automotiva

Fundamentos eletroeletrônicos: Teoria atômica; Grandezas elétricas; Multímetro; Circuitos em série e paralelo. Sistema de suspensão, direção e freio: Definição do sistema de suspensão; Tipos de sistemas de suspensão; Características de sistemas de suspensão; Definição do sistema de direção; Tipos de sistemas de direção; Características de sistemas de direção; Definição do sistema de freios; Tipos de sistemas de freios; Características de sistemas de freios. 


Motor de combustão interna: Definição de motores de combustão interna; Tipos de motores de combustão interna; Componentes do motor de combustão interna; Ciclo de funcionamento do motor (Otto e Diesel); Sistema de lubrificação; Sistema de alimentação (ar e combustível) e Sistema de arrefecimento.


Manutenção de Motocicletas

Controle dimensional aplicado a motocicletas (metrologia); Sistemas mecânicos de motocicleta; Suspensão, direção e freios da motocicleta; Fundamentos de eletricidade; Sistemas elétricos de motocicleta; Sistema de injeção e ignição de motocicleta; Motor: Manual de reparações; Utilização; Procedimentos de inspeção; Desmontagem e montagem; Teste e manutenção; Cabeçote; Cilindro; Pistão/anéis; Árvore de manivelas; Embreagem; Transmissão primária; Sincronismo; Lubrificação; Ciclo de funcionamento. Ferramentas e equipamentos: Tipos; Características; Aplicações; Manutenção; Limpeza e Conservação.

Eletricidade Automotiva

Princípios de eletricidade e eletrônica; Estrutura da matéria; Grandezas elétricas: primeira e segunda lei de Ohm; Introdução à Lei Kirchhoff; Instrumentos de medição e equipamentos elétricos; Componentes elétricos; Circuitos elétricos; Diagramas elétricos; Circuito dos faróis e da meia luz (luz de presença); Faróis; Iluminação interna; Circuitos de sinalização; Buzina; Regulagem de farol; Farol auxiliar; Sistema de carga; Sistema de partida; Sistema de ignição e noções de ar-condicionado.


Mecânica Industrial

Elementos de máquina: Elementos de fixação, elementos de transmissão, elementos de vedação, mancais de rolamento e deslizamento, bombas, redutores e válvulas. Leitura e interpretação de desenho mecânico: Linhas; Cotagem; Escalas; Representações de materiais; Perspectivas e vistas; Cortes; Simbologias para desenho (incluindo solda, tolerância e rugosidades). Metrologia: matemática básica; Régua graduada: nomenclatura, tipos, uso, leitura em milímetro e polegada; Paquímetro milimétrico: nomenclatura, leitura de nômio com 10, 20, 50 divisões; Paquímetro em polegada: nomenclatura, leitura do nômio com frações decimais e frações ordinárias de polegada.

Refrigeração Residencial

Conceitos Básicos em Refrigeração: Conforto Térmico; Medições e Sistemas de Unidade; Normalização para Sistemas de Refrigeração; Temperatura; Transformação de Estados Físicos; Unidades de Medida e Temperatura; Instrumentos de Medição de temperatura; Calor; Unidades de Medida de Calor e Potência Térmica; Pressão; Instrumento de Medição de Pressão; Vácuo; Temperatura e Pressão de Saturação.


Ciclos de Refrigeração e seus Componentes: Refrigeração por Compressão de Vapor; Compressores; Condensadores; Dispositivos de Expansão; Evaporadores; Fluidos Refrigerantes; Classificação e Identificação dos Fluidos Refrigerantes; Segurança no Manuseio de Fluidos Refrigerantes; Lubrificantes de Sistemas de Refrigeração; Instalação de Equipamentos de Refrigeração: Equipamentos de Segurança; Instalação de Tubulações; Isolantes Térmicos; Processos de Brasagem; Teste de Vazamento; Evacuação; Carga de Fluido Refrigerante. Fundamentos da Eletricidade Básica: Estrutura Atômica; Carga Elétrica; Campo Elétrico; Tensão Elétrica; Corrente Elétrica; Resistência Elétrica; Potência Elétrica; Energia; Lei de Ohm, Instrumentos de Medidas.


Automação Industrial

Conteúdo Específico, Propriedades físicas do Ar; Grandezas físicas e cálculos aplicados à sistemas fluido-mecânicos; Elementos aplicados à produção e distribuição do ar comprimido; Condicionamento do Ar-comprimido; Elementos e sua simbologia: Atuadores Pneumáticos, Válvulas direcionais, Tipos de acionamento, Válvulas para controle de pressão, Válvulas para controle de vazão, Válvulas de bloqueio, Válvulas de retardo; Circuitos básicos aplicados à Pneumática; Eletricidade básica para Acionamentos Eletropneumática; Elementos utilizados nos circuitos eletropneumáticos; Desenvolvimento e teste de circuitos em software de simulação; Práticas de montagem de circuitos e solução de problemas; Dimensionamento de sistemas; Correção de falhas em sistemas. O CLP, suas aplicações e sua evolução histórica; Eletricidade básica para utilização do CLP; Sistemas analógicos e digitais; Estrutura física do CLP; Princípio de funcionamento do CLP; Módulos de Entrada e Saída Digitais; Ciclo de varredura; Programação de CLP: Comandos básicos em LADDER, Lógica de programação para CLP e Intertravamentos.

Reconhecer as características e os desafios do mundo do trabalho na contemporaneidade; Identificar oportunidades de trabalho compatíveis com suas habilidades pessoais; Identificar o empreendedorismo como uma das formas de desenvolvimento profissional; Reconhecer a necessidade de se construir uma imagem profissional positiva; Reconhecer a estrutura de um currículo profissional; Identificar as etapas de um processo seletivo; Identificar importância do autodesenvolvimento a fim de manter a empregabilidade.

Informática Básica

Neste curso você vai aprender as noções básicas para desenvolver atividades no microcomputador, usando as várias ferramentas e programas que os softwares oferecem ao usuário de informática. O treinamento de Informática Básica destina-se a capacitar os participantes para utilizar e explorar adequadamente as ferramentas de informática, para melhorar a qualidade e produtividade do trabalho.

Destinados a Profissionais da indústria bem como pessoas da comunidade que queiram aprimorar seus conhecimentos em informática Básica. nos seguintes campos: - Componentes dos computadores e suas finalidades, Conceitos básicos de informática, Correio eletrônico, Editor de texto, Ferramentas de acesso a internet, Hardware/Software, Periféricos, gabinete e seus componentes, processador, Memórias, Placas, Planilhas eletrônicas, Programas e acessórios, Sistema operacional, Softwares de apresentação.


 


Inscrições nas Agências do Trabalhador da Sua Região.

Cronograma Carretas do conhecimento 2022

Cronograma atualizado em 27/10/2022