O Projeto Empreendedorismo Miringuava: Produção Sustentável na Bacia do Rio Miringuava 2024 é uma parceria entre a Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, Fundação Grupo Boticário e Fundação Grupo Volkswagen através do Programa Paraná Competitivo e tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento territorial da Bacia do Rio Miringuava por meio do empreendedorismo de impacto positivo, a partir da valorização comercial de produtos e serviços de práticas sustentáveis, mediante a conexão de 30 famílias ligadas à produtores/empreendimentos rurais à cadeia de agricultura sustentável, ao longo de 2024.

Justificativa: A Bacia Hidrográfica do Rio Miringuava, crucial para o abastecimento de água na Região Metropolitana de Curitiba, enfrenta desafios significativos, incluindo crises hídricas e elevados níveis de turbidez em seus corpos d'água. Esses problemas afetam não apenas a produção agrícola local, mas também ameaçam a segurança hídrica de milhares de pessoas e negócios na região. O movimento Viva Água Miringuava, liderado pela Fundação Grupo Boticário, busca enfrentar esses desafios por meio da conservação da natureza e do fomento ao empreendedorismo sustentável. Suas metas até 2030 incluem a conservação e recuperação de áreas naturais, apoio a negócios de impacto socioambiental positivo e promoção da agricultura sustentável. Um estudo de custo-benefício mostrou que os benefícios sociais das ações do movimento superam significativamente os custos de implementação, destacando o potencial de retorno econômico e social para a comunidade local e a sociedade em geral. Com base nesse contexto, propõe-se a estruturação de um programa de apoio ao empreendedorismo sustentável, com foco no fortalecimento da agricultura e turismo sustentável como uma estratégia fundamental para promover a resiliência hídrica e climática na região, bem como promover um impulso tangível no desenvolvimento econômico, atuando como um catalisador crucial para a geração de renda.

ETAPAS E FASES

Fase 1 - Seleção de propriedades a serem contempladas no Programa de Apoio (Maio 2024)
Fase 2 - Programa de Desenvolvimento (Maio à Novembro de 2024)
              Etapa 1 -  Elaboração de Plano Individual de Investimento por Propriedade;
Fase 3 - Monitoramento, repasse de recurso e encerramento do programa (Julho à Dezembro 2024)

O cronograma pode sofrer alterações*

Fonte: Programa de Empreendedorismo Miringuava: Produção Sustentável na Bacia do Rio Miringuava 2024.

Para mais informações e dúvidas sobre o Projeto, entre em contato com a Coordenação de Apoio a Geração de Emprego e Renda - SETR.
Email: cager@trabalho.pr.gov.br
Telefone: 3210-2520