Capacitação em Maringá fortalece atendimento inclusivo e integrações tecnológicas do Sine no Paraná 14/08/2025 - 16:33

Encontro abordou novas ferramentas de empregabilidade, inclusão no atendimento e troca de boas práticas entre regionais

A Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda do Paraná realizou nesta quinta-feira, 14 de agosto de 2025, em Maringá, a capacitação dos gerentes das Agências do Trabalhador e chefias dos Núcleos Regionais de Trabalho de Maringá, Londrina, Campo Mourão e Umuarama. 

A ação que integra a agenda de modernização das agências e o reforço do atendimento à diversidade, ocorreu na Associação Comercial e Empresarial de Maringá, com início às 8h30, e teve, no período da tarde, reunião ordinária do Conselho Estadual do Trabalho, Emprego e Renda (CETER/PR). 

O encontro contou com a participação do diretor do Departamento de Políticas Públicas de Trabalho, Emprego e Renda do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Tiago Oliveira Motta e Camila Escobar que é Assessora Especial de Promoção da Igualdade no Trabalho também do Ministério, que participou e palestrou por videoconferência. 

Para Tiago, a participação no evento foi gratificante e ressaltou o interesse dos gestores em aprofundar o conhecimento sobre as ações. “Esta é a minha primeira visita a uma cidade do interior do Paraná e fico satisfeito de participar deste processo de qualificação de gerentes e gestores. É gratificante ver todos tão interessados em conhecer mais sobre o trabalho que temos desenvolvido”, reforça. 

Palestras sobre empregabilidade e atendimento de qualidade

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) apresentou o novo ecossistema de intermediação de mão de obra, com entregas previstas para 2025 e 2026, incluindo integrações entre o Portal Emprega Brasil, o sistema IMO (Intermediação de Mão de Obra) e a CTPS Digital. Entre as inovações estão a evolução do motor de vagas “EMPREGAI”, funcionalidades para igualdade salarial, priorização de mulheres vítimas de violência e ações voltadas à reabilitação de pessoas com deficiência.

Também foi enfatizado o atendimento inclusivo e humanizado, com protocolos para acolhimento sem barreiras, linguagem adequada e prevenção de discriminações, reforçando a acessibilidade física e digital e a padronização de procedimentos em todas as unidades. 
 
“Modernizar as agências e capacitar as equipes não é apenas sobre tecnologia; é sobre gente. Queremos que cada pessoa, sobretudo quem mais precisa, seja recebida com respeito e encaminhada com eficiência. O que apresentamos hoje em Maringá mostra que o Paraná está alinhado ao novo ecossistema nacional de empregabilidade, integrando sistemas, qualificando trabalhadores e aproximando empresas. É assim que transformamos políticas públicas em oportunidades reais”, afirmou Do Carmo, secretário do Trabalho, Qualificação e Renda do Paraná.