Qualifica Paraná 2024

Cadastre-se aqui!

O Projeto Qualifica Paraná 2024 é uma realização do Governo do Estado do Paraná, implementado pela Secretaria Estadual de Trabalho, Qualificação e Renda (SETR/PR), que contratou o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Estado do Paraná - Senai/PR, para fornecer a população do Estado, capacitações em formato presencial, com o uso de equipamentos itinerantes denominados de Unidades Móveis.

Os cursos de capacitação são realizados com uma carga horária de 96 horas cada, incluindo na grade formativa 8 horas de conteúdo complementar comum a todos os cursos de preparação do aluno para o mercado de trabalho permitindo aos alunos:

  • Reconhecer as características e os desafios do mundo do trabalho na contemporaneidade;
  • Identificar oportunidades de trabalho compatíveis com suas habilidades pessoais;
  • Identificar o empreendedorismo como uma das formas de desenvolvimento profissional;
  • Reconhecer a necessidade de se construir uma imagem profissional positiva; Reconhecer a estrutura de um currículo profissional;
  • Identificar as etapas de um processo seletivo;
  • Entender a importância do autodesenvolvimento a fim de manter a empregabilidade profissional;
  • Identificar as etapas de um processo seletivo;
  • Entender a importância do autodesenvolvimento a fim de manter a empregabilidade

Este projeto ainda conta com um subsídio de R$ 25,00 por dia de aula, assim ajudando ao cidadão com os eventuais custos de transporte e alimentação, o valor total do subsídio é de até R$ 600,00.

CRITÉRIOS PARA PARTICIPAR DO PROJETO

  • Ser maior de dezesseis anos, comprovadamente;
  • Para as turmas de Instalação Elétrica e Soldagem a idade mínima é de 18 anos;
  • Autodeclaração de escolaridade mínima de ensino fundamental completo;
  • Residir no Estado do Paraná.
  • Alunos menores de dezoito anos, necessariamente devem cursar turmas no período vespertino (TARDE) e dependem da autorização de seus responsáveis para matrícula.

Sobre as modalidades de qualificação para este ano são disponibilizados os áreas de conhecimento:

  1. Unidade Móvel de Soldagem
  2. Unidade Móvel de Manufatura Aditiva e Prototipagem
  3. Unidade Móvel de Panificação
  4. Unidade Móvel de Instalações Elétricas
  5. Unidade Móvel de Confecção
  6. Unidade Móvel de Mecânica Automotiva
  7. Unidade Móvel de Manutenção de Motocicletas
  8. Unidade Móvel de Mecânica Industrial
  9. Unidade Móvel de Refrigeração
  10. Unidade Móvel de Informática
  11. Unidade Móvel de Usinagem CNC

 

Programação do Qualifica Paraná 2024

 

1. ESCOLA MÓVEL DE SOLDAGEM

Objetivo: orientar e capacitar o participante a realizar processos de soldagem MIG, MAG, TIG e eletrodo revestido.

Conteúdo: Histórico da soldagem; Cabeçote de alimentação; pistola de soldagem; manômetros; mangueiras; Eletrotécnica básica: Correntes de soldagem, polaridades; Regulagem da intensidade de corrente; Regulagem da pressão dos gases; Gases de proteção; Tecnologia na soldagem; Tipos de eletrodos revestidos(generalidades) classificação e especificação dos eletrodos revestidos, Segurança na soldagem; Defeitos causas e soluções; Simbologia de soldagem; Terminologia da soldagem; Prática do ‘’5S’’; Prática de soldagem; Regulagem do equipamento (Amperagem/Voltagem, Regulagem da pressão dos gases etc.); manutenção do equipamento; soldar barras de aço em posição plana; Soldagem em junta em ângulo “T” nas posições 2F e 3F.

  • Soldagem MIG/MAG e TIG: Aprimore suas habilidades na Soldagem MIG/MAG e TIG! Da eletrotécnica básica à prática de soldagem em diferentes posições. Aprenda tecnologia, segurança e soluções para defeitos. Matricule-se agora e destaque-se na arte da solda! 
  • Soldagem Eletrodo revestido e TIG: Domine a Soldagem Eletrodo Revestido e TIG! Da eletrotécnica à prática, aprenda regulagem, tecnologia, segurança e soluções para defeitos. Matricule-se agora e destaque-se na arte da junção de metais!

 

 

 

 

2. ESCOLA MÓVEL DE MANUFATURA ADITIVA E PROTOTIPAGEM

TÉCNICAS DE IMPRESSÃO 3D E CORTE À LASER

Objetivo geral: Orientar e capacitar o Aluno para aprender como fazer a impressão de objetos com o uso da impressora 3 D, conceitos dos tipos de tecnologias em impressão 3D, FDM (Fused Deposition Modeling), SLA (Estereolitografia), DLP (Digital Light Processing), SLS (Selective Laser Sintering), SLM (Selective Laser Melting), conceitos e prática em máquinas de corte e gravação a laser.

Conteúdo formativo: Noções de Eletricidade Básica. Segurança, Processo de impressão 3D, da concepção a peça pronta, as diferentes tecnologias (residenciais e profissionais), Qualidade da impressora 3D, conhecer os tipos de máquinas de gravação e corte a laser, conceitos e práticas de como manusear as máquinas de corte e gravação, conhecer o processo e conceitos de todo os tipos de matérias a ser trabalhado e tipos de máquinas;

PROGRAMAÇÃO APLICADA À INDÚSTRIA 4.0 COM ARDUÍNO

Objetivo geral: Apresentação e o conceito do Arduino, suas bibliotecas, programações relacionadas a projetos a Indústria 4.0, propiciando ao aluno a introdução desse programador a indústria tema e a obtenção da base conceitual das tecnologias habilitadoras que suportam a Indústria 4.0. A facilidade de programação da comunidade Arduino com a robustez necessária em um equipamento para uso industrial encontrado na maioria dos CLPs .

Conteúdo formativo: Conhecimento ao Aluno aos conceitos da Indústria 4.0,evolução Industrial, diferente da dificuldade de programação de nível médio encontrada na maioria dos CLPs no mercado, comunicação com redes industriais Ethernet com protocolo Modbus TCP, dispositivos para receber protocolos da biblioteca da comunidade Arduino ou protocolos customizados. conectividade para máquinas e processos.

 

3. ESCOLA MÓVEL DE PANIFICAÇÃO

Programa alimentos seguros (PAS); Teoria sobre Panificação; Preparo de Receitas de Pão; Fundamentos para preparo de massas naturais e integrais e Preparo de Recheios; Preparo de Pães; Preparo de Bolos.

  • Aperfeiçoamento em Confeitaria: Eleve suas habilidades na Aperfeiçoamento em Confeitaria! Da teoria à prática, domine o preparo de pães, tortas, bolos e massas diversas. Transforme ingredientes em delícias. Matricule-se agora para criar obras-primas doces e salgadas!
  • Aperfeiçoamento em Panificação: Evolua na arte da Panificação! Explore os fundamentos, Programa Alimentos Seguros e aprimore técnicas para criar pães irresistíveis. Matricule-se agora e leve suas habilidades culinárias a um novo patamar!

 

 

 

4. ESCOLA MÓVEL DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

Noções de Segurança em Eletricidade: Choque elétrico; Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) e Equipamentos de Proteção Individual (EPI); NR – 10.

Noções de Eletricidade Básica: Grandezas elétricas; Circuitos elétricos; Medidas Elétricas; Sistema Elétrico Brasileiro: Geração, Transmissão e distribuição;

Instalações Elétricas Prediais: Emendas de condutores; Interruptor: Simples; Paralelo; Intermediário;

Tomada: de Uso Geral; de Uso Específico; Fotocélula; Sensor de Presença; Programador Horário; Campainha; Minuteria; Dimmer; Dispositivos de proteção (disjuntores, fusíveis e DPS); Leitura e interpretação de projetos elétricos; Dimensionamento de condutores e disjuntores pela capacidade de corrente e queda de tensão; Aterramento de instalações elétricas. Norma NBR 5410 (Instalações Elétricas de Baixa Tensão); Norma NTC 901 100 (Fornecimento em Tensão Secundária de Distribuição).

  • Eletricidade Predial: Do básico à norma NBR 5410, aprenda com segurança e prática. Domine instalações elétricas, interpretação de projetos e dimensionamento. Transforme seu conhecimento. Inscreva-se agora para um futuro eletrizante!
  • Eletricidade Industrial: Aprenda comandos elétricos, sensores industriais, quadros de comando e mais. Explore desde partida direta até inversores de frequência. Gestão industrial e diagnóstico de falhas também estão inclusos. Transforme sua carreira. Matricule-se agora!

 

5. ESCOLA MÓVEL DE CONFECÇÃO

Sequência operacional e ficha técnica do produto; Tipos de máquinas de costura industrial; Tipos de equipamentos e acessórios para processo de produção conforme seguimento de moda e uso de tecidos; Tipos de aviamentos aplicados na indústria do vestuário; Técnicas de uso e manutenção de máquinas de costuras Industrial; Acionamento e controle do pedal da máquina de costura; Passagem de linha superior e inferior na máquina de costura; Identificação e troca da agulha da máquina; Regulagem da pressão do calcador, tensão dos fios e linhas, ajuste de pontos, solução das principais causas de defeitos na qualidade da costura; Tipos de agulhas e fios para máquina de costura e suas aplicações; Manutenção Preditiva e Preventiva da máquina de costura Industrial;

Instalação e utilização de acessórios para acabamento na execução de peças.

Exercícios: costuras retas, curvas, circulares, arremates, pespontos, alinhamento de piques e união de curva na máquina Reta; Costuras retas, curvas, circulares, tubulares, cantos e arremates na máquina Overloque; barras e pespontos de elástico na máquina. Métodos de preparação: aplicação de vivo, viés e debrum; aplicação de entretelas, costura de bainhas, aplicação de cós, costuras de reforço, colocação de golas, colarinhos, bolsos, punhos, carcelas, zíperes. Montagem: Montar peças do vestuário analisando as formas de distribuição para costura de peças de acordo com o tipo de tecido, sequência operacional, observando distribuição e tipos de máquinas utilizadas, orientando-se pelo sistema de apoio a costureira. Acabamento: Sistemas de Passadoria, Revisão, limpeza.

  • Técnicas de montagem de calças e camiseta (malha e Jeans ): Aprenda a arte da costura de calças e camisetas em nosso curso especializado! Dominando técnicas de máquinas industriais, sequências operacionais e manutenção, acabamentos e montagem. Matricule-se agora!
  • Técnicas Costura Industrial com Ênfase em Uniformes Profissionais: Desenvolva expertise em Costura Industrial focada em Uniformes Profissionais! Do uso de máquinas à aplicação de aviamentos, aprenda técnicas avançadas de costura e manutenção. Matricule-se agora.

6. ESCOLA MÓVEL DE MECÂNICA AUTOMOTIVA

Fundamentos eletroeletrônicos: Teoria atômica; Grandezas elétricas; Multímetro; Circuitos em série e paralelo.

Sistema de suspensão, direção e freio: Definição do sistema de suspensão; Tipos de sistemas de suspensão; Características de sistemas de suspensão; Definição do sistema de direção; Tipos de sistemas de direção; Características de sistemas de direção; Definição do sistema de freios; Tipos de sistemas de freios; Características de sistemas de freios.

Motor de combustão interna: Definição de motores de combustão interna; Tipos de motores de combustão interna; Componentes do motor de combustão interna; Ciclo de funcionamento do motor (Otto e Diesel); Sistema de lubrificação; Sistema de alimentação (ar e combustível) e Sistema de arrefecimento.

  • Mecânico de Freios, Suspensão e Direção de Veículos Leves: Domine a Mecânica de Freios, Suspensão e Direção de Veículos Leves! Do sistema hidráulico à elétrica básica. Prepare-se para o mercado de trabalho. Inscreva-se agora e impulsione sua carreira!
  • Mecânica de automóveis: Descubra os segredos da Mecânica Automotiva! Da Metrologia à manutenção, aprenda com instrumentos precisos. Explore suspensão, direção, freios e motores de combustão interna. Inscreva-se agora para acelerar sua carreira!

 

 

 

 

 

7. ESCOLA MÓVEL DE MANUTENÇÃO DE MOTOCICLETAS

Controle dimensional aplicado a motocicletas (metrologia); Sistemas mecânicos de motocicleta; Suspensão, direção e freios da motocicleta; Fundamentos de eletricidade; Sistemas elétricos de motocicleta; Sistema de injeção e ignição de motocicleta;

Motor: Manual de reparações; Utilização; Procedimentos de inspeção; Desmontagem e montagem; Teste e manutenção; Cabeçote; Cilindro; Pistão/anéis; Árvore de manivelas; Embreagem; Transmissão primária; Sincronismo; Lubrificação; Ciclo de funcionamento.

Ferramentas e equipamentos: Tipos; Características; Aplicações; Manutenção; Limpeza e Conservação.

Eletricidade Automotiva

Princípios de eletricidade e eletrônica; Estrutura da matéria; Grandezas elétricas: primeira e segunda lei de Ohm; Introdução à Lei Kirchhoff; Instrumentos de medição e equipamentos elétricos; Componentes elétricos; Circuitos elétricos; Diagramas elétricos; Circuito dos faróis e da meia luz (luz de presença); Faróis; Iluminação interna; Circuitos de sinalização; Buzina; Regulagem de farol; Farol auxiliar; Sistema de carga; Sistema de partida; Sistema de ignição e noções de ar-condicionado.

  • Mecânica de Motos: Explore o universo da Mecânica de Motos! Da metrologia ao funcionamento do motor, aprenda suspensão, freios, eletricidade e sistemas mecânicos. Torne-se um especialista na manutenção de motocicletas. Matricule-se agora e acelere sua carreira no mundo das duas rodas!
  • Sistemas de Gerenciamento Eletrônico e Injeção Eletrônica de Motos: Aprofunde-se nos Sistemas de Gerenciamento Eletrônico e Injeção Eletrônica de Motos! Domine o funcionamento, diagnóstico com e sem scanner, teste em sensores e atuadores,manutenção preventiva. Matricule-se agora para impulsionar sua carreira automotiva!

8. ESCOLA MÓVEL DE MECÂNICA INDUSTRIAL

Elementos de máquina: Elementos de fixação, elementos de transmissão, elementos de vedação, mancais de rolamento e deslizamento, bombas, redutores e válvulas.

Leitura e interpretação de desenho mecânico: Linhas; Cotagem; Escalas; Representações de materiais; Perspectivas e vistas; Cortes; Simbologias para desenho (incluindo solda, tolerância e rugosidades).

Metrologia: matemática básica; Régua graduada: nomenclatura, tipos, uso, leitura em milímetro e polegada; Paquímetro milimétrico: nomenclatura, leitura de nômio com 10, 20, 50 divisões; Paquímetro em polegada: nomenclatura, leitura do nômio com frações decimais e frações ordinárias de polegada

  • Manutenção para operadores de máquinas: Aprimore suas habilidades em Manutenção de Máquinas! Do alinhamento de eixos à análise de vibrações, aprenda com práticas de montagem e regulagem. Explore metrologia, leitura de desenho e lubrificação, operações eficientes. Matricule-se agora e transforme sua carreira!
  • Gestão de qualidade, produção e manutenção industrial: Domine a Gestão de Qualidade, Produção e Manutenção Industrial! Otimize a confiabilidade dos ativos, aprimore a produtividade e a segurança operacional. Aprenda com indicadores de manutenção e alcance eficiência total. Transforme sua carreira agora!

 

 

 

 

9. ESCOLA MÓVEL DE REFRIGERAÇÃO

Conceitos Básicos em Refrigeração: Conforto Térmico; Medições e Sistemas de Unidade; Normalização para Sistemas de Refrigeração; Temperatura; Transformação de Estados Físicos; Unidades de Medida e Temperatura; Instrumentos de Medição de temperatura; Calor; Unidades de Medida de Calor e Potência Térmica; Pressão; Instrumento de Medição de Pressão; Vácuo; Temperatura e Pressão de Saturação.

Ciclos de Refrigeração e seus Componentes: Refrigeração por Compressão de Vapor; Compressores; Condensadores; Dispositivos de Expansão; Evaporadores; Fluidos Refrigerantes; Classificação e Identificação dos Fluidos Refrigerantes; Segurança no Manuseio de Fluidos Refrigerantes; Lubrificantes de Sistemas de Refrigeração; Instalação de Equipamentos de Refrigeração: Equipamentos de Segurança; Instalação de Tubulações; Isolantes Térmicos; Processos de Brasagem; Teste de Vazamento; Evacuação; Carga de Fluido Refrigerante. Fundamentos da Eletricidade Básica: Estrutura Atômica; Carga Elétrica; Campo Elétrico; Tensão Elétrica; Corrente Elétrica; Resistência Elétrica; Potência Elétrica; Energia; Lei de Ohm, Instrumentos de Medidas.

10. ESCOLA MÓVEL DE INFORMÁTICA

Neste curso você vai aprender as noções básicas para desenvolver atividades no microcomputador, usando as várias ferramentas e programas que os softwares oferecem ao usuário de informática. O treinamento de Informática Básica destina-se a capacitar os participantes para utilizar e explorar adequadamente as ferramentas de informática, para melhorar a qualidade e produtividade do trabalho.

Destinados a Profissionais da indústria bem como pessoas da comunidade que queiram aprimorar seus conhecimentos em informática Básica. nos seguintes campos: - Componentes dos computadores e suas finalidades, Conceitos básicos de informática, Correio eletrônico, Editor de texto, Ferramentas de acesso a internet, Hardware/Software, Periféricos, gabinete e seus componentes, processador, Memórias, Placas, Planilhas eletrônicas, Programas e acessórios, Sistema operacional, Softwares de apresentação.

  • Informática Básica: Adquira habilidades essenciais em Informática Básica! Edição de texto, planilhas e ferramentas digitais para ambientes administrativos. Desenvolva competências sociais e organizativas. Prepare-se para o mercado! Matricule-se agora e fortaleça sua carreira digital.
  • Excel Intermediário ao Avançado: Eleve suas habilidades no Excel de Intermediário a Avançado! Fórmulas avançadas, funções matemáticas, gráficos dinâmicos, tabelas e macros. Transforme dados em insights. Domine a ferramenta essencial para o sucesso profissional. Matricule-se agora e destaque-se!

 

11. ESCOLA MÓVEL DE USINAGEM CNC

Desenvolver fundamentos técnicos, práticos e comportamentais que permitam realizar a programação e usinagem de peças em torno CNC, aplicando procedimentos e normas técnicas, de qualidade, de saúde e segurança no trabalho.

Princípios de funcionamento de máquinas CNC; Comando numérico computadorizado; Pontos de referência da máquina CNC; Sistema de coordenadas cartesianas; Compensação de raio da ferramenta; Corretores de ferramentas; Seleção do plano de trabalho; Estrutura de programação CNC; Funções miscelâneas; Funções auxiliares; Funções preparatórias; Funções de interpolação; Ciclos de programação; Edição de programas; Simulação gráfica de programas; Teste de programas; Execução de programas; Zeramento da peça; Preset das ferramentas; Torneamento de castanhas; Exercícios de usinagem em torno CNC; Exercícios de usinagem em centro de usinagem.

  • Programação de Centro de Usinagem CNC: Desperte seu potencial na usinagem CNC! Domine a programação do Centro de Usinagem, da teoria à prática. Aprenda os segredos do CNC e conquiste o controle preciso da produção. Matricule-se agora para moldar seu futuro na indústria!
  • Operação de Torno e Centro de Usinagem CNC: Mergulhe na excelência da usinagem CNC! Aprenda a operar Torno e Centro de Usinagem com expertise. Transforme sua carreira na indústria. Matricule-se agora e impulsione sua jornada de sucesso!

 

 

Fonte: DIPEQ SETR / SENAI