Secretaria do Trabalho do Paraná realiza capacitação dos gerentes das Agências do Trabalhador dos Núcleos Regionais do Trabalho de Maringá, Londrina, Campo Mourão e Umuarama 13/08/2025 - 10:00
Modernização das agências e capacitação dos postos da Rede Sine fortalecem políticas de emprego e diversidade
A Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda do Paraná realiza capacitação dos servidores das Agências do Trabalhador dos Núcleos Regionais de Maringá, Londrina, Campo Mourão e Umuarama para qualificar o atendimento, nesta próxima quinta-feira, 14 de agosto, a partir das 8h30, na Associação Comercial e Empresarial de Maringá, localizada na rua Vereador Basilio Sautchuk, 388 – Zona 01. No período da tarde, às 14h, será realizada uma reunião ordinária do Conselho Estadual do Trabalho, Emprego e Renda (CETER/PR) para deliberações gerais.
A iniciativa tem como objetivo aprimorar o acolhimento e garantir que todos os cidadãos encontrem um ambiente acessível, respeitoso e inclusivo ao buscar oportunidades de emprego. O evento contará com a participação de Tiago Oliveira Motta, Diretor do Departamento de Políticas Públicas de Trabalho, Emprego e Renda do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), e de Ronaldo Barros, Chefe da Assessoria de Promoção da Igualdade no Trabalho, também do Ministério, que contribuirá por videoconferência.
Serão feitas as capacitações para os Núcleos Regionais de Umuarama, Maringá, Londrina e Campo Mourão, que juntos registraram desempenhos expressivos nas colocações de trabalhadores no mês de julho. No Escritório Regional de Umuarama, foram 1.005 colocações, superando em 123% a meta prevista para o período. Marilena, Mariluz, Alto Piquiri e Altônia se destacaram com percentuais acima de 180% em relação às metas individuais.
O Escritório Regional de Maringá registrou 1.046 colocações, alcançando 94% da meta geral. Entre as cidades com melhor desempenho, destacam-se São Jorge do Ivaí, Santa Fé e Paraíso do Norte, que ultrapassaram 130% das metas.
Já o Escritório Regional de Londrina contabilizou 1.535 colocações, atingindo 89% da meta. Municípios como Centenário do Sul, Faxinal e Jaguapitã lideraram com resultados superiores a 180%. No Escritório Regional de Campo Mourão, foram 1.102 colocações, superando ligeiramente a meta com 101% de desempenho. Cidades como Japurá, Araruna e Ubiratã se destacaram, com mais que o dobro das metas individuais cumpridas.
Além da qualificação, os encontros também servirão para alinhar estratégias de atendimento, fortalecer a integração com empresas. Além disso, serão abordados temas como atendimento humanizado e personalizado, legislação e políticas públicas para inclusão, acessibilidade física e digital, além de estratégias para ampliar as oportunidades para pessoas com deficiência e grupos em situação de vulnerabilidade.
Regionais que já receberam a capacitação
Neste ano de 2025, foram realizadas capacitações nos Núcleos Regionais de Ponta Grossa, Paranaguá, Guarapuava e Curitiba. O Escritório Regional de Guarapuava alcançou 54% da meta de intermediação, com destaque para as agências de Laranjeiras do Sul e Prudentópolis, que superaram a meta, atingindo até 109%.
Já o Escritório Regional de Ponta Grossa teve um desempenho ainda mais elevado, com 74% da meta geral cumprida, sendo liderado pelas agências de Reserva, que passou de 260% da meta, Imbaú e Ipiranga, que ultrapassaram os 120% de seus respectivos objetivos, consolidando a região como uma das mais eficientes do estado.
O Escritório Regional de Curitiba apresentou um desempenho expressivo, alcançando 87% da meta de intermediação. O destaque ficou para as agências de São Mateus do Sul e Piên, que superaram amplamente suas metas, atingindo 375% e 338% de desempenho, respectivamente.
Já o Escritório Regional de Paranaguá registrou 60% da meta geral cumprida, com destaque para Guaratuba, que atingiu 167% de sua meta, e Antonina, que chegou a 120% de desempenho. Essas cidades lideraram os resultados regionais, seguidas por Morretes, que, apesar de não alcançar o mesmo patamar, contribuiu para a movimentação positiva no mercado de trabalho do Litoral do Estado.
A Diretora de Fomento e Renda, da Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda do Paraná, Suelen Glinski, ressaltou que os resultados obtidos nas regiões onde já foram realizadas as capacitações são significativos. “Atingir e até superar as metas é resultado de uma equipe comprometida, bem treinada e alinhada com os objetivos da Secretaria, por isso é tão importante realizar essas capacitações”, reforça.
Próximas capacitações
As regionais de Pato Branco, Jacarezinho, Foz do Iguaçu e Cascavel receberão, no início de setembro, a capacitação voltada ao atendimento à diversidade e às pessoas com deficiência. O objetivo é padronizar procedimentos e garantir que cada atendimento seja humanizado e inclusivo.
Com a conclusão dessas formações, todas as regionais do Paraná terão passado pela capacitação, consolidando o compromisso do Estado com a empregabilidade inclusiva. “A qualificação dos nossos servidores é essencial para que possamos oferecer um atendimento cada vez mais humano e justo. A inclusão não é apenas um dever legal, mas um valor que deve estar presente em cada ação da Secretaria”, destacou o secretário do Trabalho, Qualificação e Renda do Paraná, Do Carmo.
Investimento estrutural nas Agências
O Governo do Paraná investiu em 2025, mais de R$ 12 milhões na modernização das Agências do Trabalhador em todo o estado. O recurso foi aplicado na compra de novos computadores, melhorias na estrutura física e atualização do mobiliário das unidades, com o objetivo de proporcionar mais conforto tanto para os servidores quanto para os cidadãos atendidos.
Essa iniciativa busca garantir um atendimento mais ágil, digno e eficiente, ampliando o acesso dos paranaenses aos serviços de intermediação de mão de obra, seguro-desemprego e outros programas públicos. A modernização reforça o compromisso do governo estadual com a valorização do serviço público e a geração de oportunidades para a população.
O secretário Do Carmo destaca que o investimento nas Agências do Trabalhador é estratégico para fortalecer o atendimento à população e melhorar as condições de trabalho dos servidores. “Estamos investindo para que cada paranaense, ao buscar uma vaga de emprego ou um atendimento, encontre um ambiente acolhedor, bem equipado e eficiente. Esse é um passo importante para garantir dignidade no atendimento e fortalecer a política de geração de emprego no nosso estado”, afirma.