Secretaria do Trabalho participa da V Conferência de Políticas para as Mulheres em Foz do Iguaçu 30/07/2025 - 15:43
Evento discute avanços e desafios nas políticas públicas voltadas às mulheres
Iniciou ontem, terça-feira (29) a V Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, em Foz do Iguaçu, realizada pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi). Em conjunto com o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM), o evento segue nesta quarta-feira (30) e encerra na quinta-feira (31). A Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda (SETR) foi representada pelo Secretário Do Carmo.
No evento, representantes do poder público e da sociedade civil debatem ações e propor diretrizes que promovam os direitos das mulheres em todo o Estado. A programação inclui palestras, atividades em grupo, apresentações culturais e a eleição das delegadas que representarão o Paraná na etapa nacional da conferência, em Brasília.
A secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, lembrou que o Paraná volta a realizar esta Conferência após dez anos, reforçando o compromisso com a escuta ativa e a construção participativa de políticas públicas voltadas à equidade de gênero. Para ela, a realização da conferência marca um novo ciclo de articulação entre governo e sociedade civil. “Tem lugar para todo mundo, tem espaço para todas. E aqui, vocês têm muitos faróis. Faróis que não irão ofuscar ninguém. Pelo contrário. Cada uma dessas mulheres incríveis está aqui para mostrar o caminho, para que ele seja mais fácil para nós e para todas as que vierem depois de nós”, afirmou.
O secretário de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, Do Carmo, destacou os resultados positivos já alcançados no Estado. “No primeiro semestre de 2025, o Paraná liderou a geração de empregos formais para mulheres na região Sul, com mais de 42 mil novas vagas ocupadas por trabalhadoras. Isso é resultado de políticas públicas estruturadas, como o Qualifica Paraná, que já formou mais de 1.700 mulheres só neste ano. Ainda temos muito a fazer, mas seguimos firmes no compromisso de promover a igualdade de gênero por meio da qualificação, renda e dignidade para todas as mulheres paranaenses", disse.