Programa de Apoio à inclusão da pessoa com Deficiência no mercado de trabalho - PPD
Trabalhadores:
Este é um Programa especializado e destina-se exclusivamente para as pessoas com deficiência e reabilitados do INSS, que procuram inclusão no mercado do trabalho.
Empregadores:
- Aos empregadores as Agências do Trabalhador oferecem equipe especializada orientando a abertura das vagas para as pessoas com deficiência.
- Encaminham os candidatos de acordo com o perfil solicitado, procurando a melhor compatibilização na função a ser exercida.
Observação : Para a abertura das vagas do PPD é necessário um Ofício em papel timbrado da empresa, assinado e carimbado com CNPJ em duas vias de igual teor a fim de comprovar a abertura de vagas em cumprimento do artigo 93 da Lei 8213/91 que estabelece o percentual de 2 a 5% de trabalhadores nesta condição.
Como funciona?
- Entrevista e Cadastramento no Programa nas Agências do Trabalhador do Paraná.
- Identificação de habilidades e aptidões frente aos diversos ramos de atividade
- Encaminhamento a cursos de qualificação quando necessário
- Encaminhamento às empresas e acompanhamento no período de adaptação e experiência nos locais de trabalho, quando houver necessidade.
Quem é considerada Pessoa com Deficiência?
Aquela que apresenta, em caráter permanente, perdas ou anormalidades de sua estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica, decorrentes de causas congênitas e/ ou adquiridas, tais como:
- Deficiência Física
- Deficiência Cognitiva- refere-se a deficiência intelectual
- Deficiência Sensorial - refere-se às deficiências auditiva e visual
- Deficiência Múltipla – refere-se a duas ou mais deficiências.