Programa de Apoio à inclusão da pessoa com Deficiência no mercado de trabalho - PPD

Trabalhadores:

Este é um Programa especializado e destina-se exclusivamente para as pessoas com deficiência e reabilitados do INSS, que procuram inclusão no mercado do trabalho.

Empregadores:

  • Aos empregadores as Agências do Trabalhador oferecem equipe especializada orientando a abertura das vagas para as pessoas com deficiência.
  • Encaminham os candidatos de acordo com o perfil solicitado, procurando a melhor compatibilização na função a ser exercida.

Observação : Para a abertura das vagas do PPD é necessário um Ofício em papel timbrado da empresa, assinado e carimbado com CNPJ em duas vias de igual teor a fim de comprovar a abertura de vagas em cumprimento do artigo 93 da Lei 8213/91 que estabelece o percentual de 2 a 5% de trabalhadores nesta condição.

Como funciona?

  • Entrevista e Cadastramento no Programa nas Agências do Trabalhador do Paraná.
  • Identificação de habilidades e aptidões frente aos diversos ramos de atividade
  • Encaminhamento a cursos de qualificação quando necessário
  • Encaminhamento às empresas e acompanhamento no período de adaptação e experiência nos locais de trabalho, quando houver necessidade.

Quem é considerada Pessoa com Deficiência?

Aquela que apresenta, em caráter permanente, perdas ou anormalidades de sua estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica, decorrentes de causas congênitas e/ ou adquiridas, tais como:

  • Deficiência Física
  • Deficiência Cognitiva- refere-se a deficiência intelectual
  • Deficiência Sensorial - refere-se às deficiências auditiva e visual
  • Deficiência Múltipla – refere-se a duas ou mais deficiências.