Capacitação em Cascavel fortalece atendimento das Agências do Trabalhador 02/09/2025 - 14:53
Treinamento reuniu gestores das 17 Agências da regional de Cascavel, que juntas alcançaram 15.271 colocações entre janeiro e julho, superando a meta prevista de 13.222 e atingindo 115% do objetivo.
O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda, realizou nesta terça-feira (02) a capacitação dos gerentes das Agências do Trabalhador do Núcleo Regional de Cascavel. O encontro aconteceu na Associação Comercial e Industrial de Cascavel (ACIC) reunindo gestores para alinhar práticas, atualizar processos e fortalecer a rede de atendimento ao trabalhador.
A iniciativa reforça o compromisso em manter o padrão de eficiência que tem colocado a região Oeste em destaque nos indicadores de empregabilidade. A Regional de Cascavel contou com a participação de todas as suas 17 Agências do Trabalhador, que juntas alcançaram 15.271 colocações entre janeiro e julho, superando a meta prevista de 13.222 e atingindo 115% do objetivo.
Estiveram presentes os gerentes de todas as Agências da regional: Guaíra, Marechal Cândido Rondon, Assis Chateubriand, Cafelândia, Terra Roxa, Cascavel, Toledo, Maripá, Palotina, Anahy, Corbélia, Quedas do Iguaçu, Pato Branco, Entre Rios do Oeste, Nova Santa Rosa, Capitão Leônidas Marques e Guaraniaçu.
O secretário estadual do Trabalho, Qualificação e Renda, Do Carmo, ressaltou a importância da capacitação contínua dos gestores das Agências do Trabalhador e destacou o impacto dos resultados alcançados na região.
“Os resultados da Regional de Cascavel mostram o quanto o trabalho das Agências tem sido fundamental para conectar quem busca emprego com as empresas que precisam de mão de obra. Superar a meta em 115% comprova a eficiência da rede e reforça que investir em capacitação da gestão é investir diretamente na geração de oportunidades para a população do Paraná”, destacou.
Durante o encontro, foram discutidas estratégias de gestão, cumprimento de metas e integração com o setor produtivo da região, consolidando mais um passo no fortalecimento das Agências do Trabalhador como referência no atendimento à população e no suporte ao desenvolvimento econômico regional.
As capacitações realizadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda, são para que esses números aumentem cada vez mais e mantenham o Paraná como destaque na geração de empregos no Brasil.
DESEMPENHO
O Paraná alcançou, entre janeiro e julho de 2025, o saldo de 102,3 mil novos empregos com carteira assinada, segundo o Caged. O resultado coloca o Estado como líder no Sul e terceiro maior gerador de empregos do Brasil, atrás apenas de São Paulo (390,6 mil) e Minas Gerais (152 mil). O número é superior, inclusive, ao total de vagas abertas por todos os estados do Norte somados (76 mil).
Somente em julho, o saldo paranaense foi de 8.140 empregos formais, fruto de 172.912 contratações e 164.772 desligamentos, o que garantiu a 4ª posição no ranking nacional do mês. A liderança ficou com São Paulo, seguido por Mato Grosso e Bahia. Com esse desempenho, o Estado chegou a 3,32 milhões de trabalhadores com carteira assinada, crescimento de 0,25% em relação a junho.