Carreta do Conhecimento leva curso de corte e costura industrial ao município de Flórida 19/10/2022 - 15:29

O Governo do Paraná promove no município de Flórida, região Oeste do Estado, o curso de Corte e Costura Industrial. A ação de capacitação profissional faz parte do projeto Carretas do Conhecimento, executado pelo Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) em parceria com a Fundação Volkswagen, Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e as prefeituras.

“Os cursos das Carretas do Conhecimento oportunizam que as pessoas tenham acesso aos processos de aprendizagem profissional sem custo algum. Desta forma, podemos qualificar a população para disputar vagas no mercado de trabalho em nível de igualdade com os seus concorrentes”, destaca o secretário da pasta, Rogério Carboni.

Participam do curso 40 pessoas com idade superior a 16 anos, agrupadas em duas turmas. As aulas começaram nesta terça-feira (18) e se estenderão até 17 de novembro.

Serão 30 dias de atividades teóricas e práticas em dois períodos, durante toda a semana. O ônibus onde as aulas são ministradas está na Praça Ângelo Silvério Dall'ago, ao lado da Igreja Matriz.

SONHO REALIZADO – Cleide de Souza Campos Lopes tinha o sonho de produzir peças de roupa. Quando soube do curso, ficou entusiasmada. “Fazer o curso de corte e costura aqui da Carreta do Conhecimento é a realização de um sonho antigo que eu tinha de me qualificar para exercer a minha profissão e me tornar uma profissional com diploma”, destacou. “Quero aproveitar essa oportunidade, porque me sinto privilegiada. É difícil ter um curso tão bom nessa área, principalmente de graça”.

A secretária de Assistência Social de Flórida, Lunara Scandelae Leoni, ressalta que o curso vai otimizar o tempo dos alunos que participam do projeto Alinhavando o Futuro.

“A Carreta do Conhecimento vem ao encontro do nosso projeto Alinhavando o Futuro, um centro de geração de renda, onde o profissional vai sair muito bem qualificado. O projeto do Governo do Estado tem uma estrutura maravilhosa, disponibilizado tudo o que é necessário para potencializar a renda dos profissionais que trabalham com a atividade de costura industrial do município”, destacou Lunara.

AINDA HÁ VAGAS – Nem todas as 40 vagas foram preenchidas. Há ainda duas para a turma da tarde e uma para a da noite. Os interessados, devem se dirigir ao posto avançado da Agência do Trabalhador, localizado na Sala do Empreendedor de Flórida, que fica na Rua Antônio Gilberto Cesnik, esquina com a rua Agostinho Moreira.