Curitiba sedia Conferência Regional de Economia Solidária com ampla participação de representantes do estado 30/04/2025 - 10:13
A cidade de Curitiba sediou, na segunda-feira (28), a Conferência Regional de Economia Solidária da Regional Curitiba, Região Metropolitana, Litoral e Vale do Ribeira. O encontro foi realizado no mini-auditório da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no campus da Rua Sete de Setembro, e contou com a presença de aproximadamente 70 participantes presencialmente e outros 50 de forma online.
Ao longo do dia, os participantes se dividiram em cinco grupos temáticos para debater propostas voltadas ao fortalecimento da economia solidária no estado do Paraná. As contribuições de cada grupo foram reunidas e discutidas em plenária geral, garantindo a construção coletiva das diretrizes que serão levadas à próxima etapa estadual.
Um dos momentos mais importantes da conferência foi a eleição dos delegados que representarão a região na Conferência Estadual de Economia Solidária, marcada para os dias 29 e 30 de maio. Foram eleitos representantes de diversas cidades, incluindo Curitiba, Região Metropolitana, Litoral, Ponta Grossa, Londrina e Maringá.
Curitiba elegeu 12 delegados titulares e 12 suplentes. Londrina, que já havia realizado sua conferência municipal anteriormente, escolheu nove titulares e nove suplentes. Ao todo, somando as indicações municipais e regionais, já foram definidos 96 delegados para a etapa estadual. Durante a plenária, os participantes aprovaram, por ampla maioria, um ajuste no número de vagas, promovendo mais flexibilidade e representatividade na composição da delegação.
Os delegados representam diferentes segmentos envolvidos com a economia solidária, como empreendimentos econômicos solidários, entidades de apoio e fomento, além de órgãos governamentais.
A conferência reforça o compromisso do estado com a promoção de políticas públicas voltadas à economia solidária e evidencia a importância do diálogo e da participação social na construção de iniciativas sustentáveis e inclusivas.
“As Conferências de Economia Solidária estão sendo realizadas em todo o território nacional para que seja feito um balanço dessa política nos estados. A ideia é atualizar o Plano Nacional de Economia Solidária. O Paraná é comprometido com esses empreendimentos. Aqui, temos um Conselho Estadual de Economia Solidária ativo e atuante, além de uma lei (19.784/2018) que institui a Política de Economia Solidária no estado, visando ao desenvolvimento de empreendimentos e redes de economia solidária por meio de programas, projetos e convênios firmados entre entidades da sociedade civil e órgãos do poder público”, ressalta a diretora de Fomento e Renda, Suelen Glinski.
“A Conferência Regional de Economia Solidária é uma etapa importante, onde são discutidas ações relevantes para serem levadas à Conferência Estadual e, posteriormente, à Nacional. O objetivo é fortalecer os empreendimentos econômicos e solidários, que priorizam a autogestão, a cooperação e o coletivo, e pensar em políticas públicas voltadas a esse público”, reforça o secretário do Trabalho, Qualificação e Renda do Paraná, Do Carmo.
Fonte: Assessoria de Comunicação SETR