Estado promove Mutirão de Empregos para Pessoas com Deficiência em 23 de setembro 10/09/2025 - 15:15
Mais de 18 empresas participarão da ação, oferecendo 350 vagas e reforçando a importância da inclusão no mercado de trabalho
No próximo dia 23 de setembro, o Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda, realiza o Mutirão de Empregos para Pessoas com Deficiência (PCD) em Curitiba. A ação acontecerá das 9h às 15h, com entregas de senhas até 12h, na Agência do Trabalhador, Rua Pedro Ivo, 503 - Centro.
Participam do evento mais de 18 empresas, que oferecem 350 oportunidades de trabalho exclusivas para pessoas com deficiência, em diversas funções e áreas. O objetivo é valorizar a inclusão, ampliar o acesso ao emprego formal e fortalecer a igualdade de oportunidades no mercado de trabalho.
Os interessados devem comparecer com documentos pessoais e currículo atualizado, se possível. A ação faz parte da política estadual de empregabilidade e qualificação profissional, que em 2025 já tem promovido mutirões em diversas regiões do Paraná, atendendo diferentes setores da economia e públicos específicos.
"O mutirão reforça o compromisso do Paraná em promover a inserção das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A iniciativa busca não apenas abrir portas para novas oportunidades, mas também incentivar as empresas a adotarem práticas cada vez mais inclusivas e diversas", diz o Secretário do Trabalho, Qualificação e Renda, do Paraná, Do Carmo.
“Esse mutirão é um gesto concreto de valorização e respeito às pessoas com deficiência. Mais do que oferecer vagas, estamos promovendo inclusão, fortalecendo a igualdade e mostrando que o Paraná está comprometido em construir um mercado de trabalho mais justo e acessível para todos”, complementa.
DIA D
O Dia D é uma iniciativa nacional. Vão ocorrer mutirões para pessoas com deficiência em todo o Brasil voltados para ampliar a inclusão. Organizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, em parceria com as Superintendências Regionais do Trabalho e o Sine, ele conecta empresas que oferecem vagas a candidatos que buscam uma oportunidade, promovendo entrevistas, processos seletivos e serviços de orientação em um único espaço.
CAGED
O Paraná chegou em julho à marca de 102,3 mil novos empregos com carteira assinada, segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O desempenho paranaense é o melhor do Sul, representando quase 40% dos empregos da região, e o terceiro melhor do País em 2025, ficando atrás apenas de São Paulo (390,6 mil) e Minas Gerais (152 mil). É um número superior a todos os estados do Norte juntos (76 mil).










