Mutirão 50+ atende mais de 600 pessoas em Curitiba e garante oportunidades de emprego para trabalhadores 07/05/2025 - 17:16

O Mutirão de Empregos 50+, promovido nesta terça-feira (7) pela Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda do Paraná, foi um verdadeiro sucesso. A ação, realizada na Agência do Trabalhador de Curitiba, faz parte das atividades do Mês do Trabalhador e superou as expectativas: mais de 600 pessoas foram atendidas ao longo do dia, muitas delas já saindo do evento com uma vaga praticamente garantida.

De acordo com a organização, foram entregues 609 senhas e registradas 1.226 participações nos processos seletivos, já que muitos candidatos participaram de mais de uma entrevista. O resultado foi expressivo: 388 trabalhadores saíram pré-aprovados ou já contratados pelas empresas presentes.

A iniciativa reuniu oito empresas parceiras, que disponibilizaram dezenas de vagas para pessoas com mais de 50 anos. A recrutadora Ana Beatriz Fortunato destacou o alto nível dos candidatos e o impacto positivo do mutirão: “Eles já saem daqui com encaminhamento para entregar documentos na empresa e, em muitos casos, com o exame admissional agendado. Para mim, esse mutirão está sendo incrível. São pessoas comprometidas e que se esforçam para permanecer no posto de trabalho.”

Histórias como a de Ezilda Maria mostram o quanto ações como essa são transformadoras. Ela está desempregada e viu no mutirão uma nova chance: “Fiquei sabendo e vim até aqui, participei da seleção e até achei fácil. Fiquei muito emocionada de sair daqui já aprovada, estou muito feliz. Convido a todos a participar dos mutirões e acredito que para conseguir emprego, tem que ter persistência.”

O Aparecido da Silva, de 64 anos, também aproveitou a oportunidade e saiu com uma entrevista agendada: “Eu acabei sendo indicado para um hotel aqui na cidade, vou lá para a entrevista sexta-feira. Acho que agora vai, se Deus quiser. Ficar parado não dá, já são nove meses parado, as contas vêm e a gente fica sem chão.”

Para o Secretário do Trabalho, Qualificação e Renda, Do Carmo, o resultado do mutirão mostra o impacto direto das ações da secretaria na vida da população: “Hoje foi um dia de esperança e dignidade para centenas de paranaenses. Mais de 500 pessoas foram atendidas e muitas já saíram daqui praticamente empregadas. Esse é o papel do poder público: abrir portas, criar oportunidades e valorizar a experiência dos nossos trabalhadores. O sucesso deste mutirão nos mostra que estamos no caminho certo.”

A Secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, também esteve presente e elogiou a iniciativa: “Iniciativas como o Mutirão de Empregos 50+ da SETR são cada vez mais necessárias diante do cenário de transição demográfica e envelhecimento da população em que vivemos, em especial no Paraná, que em 2027 já terá mais pessoas maiores de 60 anos do que menores de 14 anos.”

Fonte: Assessoria de Comunicação SETR