Mutirão exclusivo para mulheres encaminha 362 trabalhadoras para vagas formais 07/03/2024 - 08:52

Em apenas seis horas, a Agência do Trabalhador Central de Curitiba e recrutadores de 21 empresas entrevistaram 1.945 candidatas e garantiram 362 contratações em um mutirão exclusivo para mulheres, em lembrança ao Dia Internacional das Mulher, comemorado em 8 de março. Das 1.040 vagas disponibilizadas nos setores de serviços e comércio para as mais diversas ocupações, quase um terço foi preenchida.

Ações de empregabilidade para mulheres e palestras sobre empreendedorismo, dentre outros eventos relacionados ao mercado de trabalho feminino, estão na agenda da Secretaria de Trabalho, Qualificação e Renda para todo o mês. Além de Curitiba, as ações estão programadas para acontecer em várias localidades. Ampére, Capanema, Chopinzinho, Clevelândia, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Mangueirinha, Nova Prata do Iguaçu, Palmas, Pato Branco, Planalto, Pérola D'Oeste, Santo Antônio do Sudoeste, São Jorge do Oeste, Sulina e Verê já marcaram agendas.

O secretário do Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes, participou do mutirão e reforçou a importância do emprego para mulheres. "Os mutirões de emprego com vagas exclusivas para trabalhadoras têm colaborado substancialmente para o avanço da empregabilidade feminina no Paraná”, disse. “Também há oferta de cursos gratuitos de qualificação e capacitação. Todos esses serviços estão disponíveis em nossas Agências do Trabalhador e postos avançados". 

O Paraná foi o estado que mais empregou mulheres via Rede Sine em 2023, com 62.248 contratos de trabalho com carteira assinada. O número equivale a 38% de todos os 165.328 encaixes via Sine em todo o País. São Paulo aparece em segundo com 23.257 e o Ceará em terceiro com 21.357.

Fonte: Assessoria de Comunicação SETR