Programa Carretas do Conhecimento leva qualificação a jovens de Assis Chateaubriand 09/11/2022 - 10:51

O município de Assis Chateaubriand, no Oeste do Paraná, recebe nesta semana uma unidade do programa Carretas do Conhecimento, que leva cursos profissionalizantes a todas as regiões do Estado. A ação é do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, em parceria com a Fundação Volkswagen e o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). Esta é a segunda edição do curso de Mecânica Automotiva no município, atendendo 36 jovens em situação de vulnerabilidade social.

As aulas começaram na quinta-feira (3) e curso terá duração de cerca de um mês (carga horária de 80h). Durante este período, os alunos, agrupados em duas turmas de 18, terão aulas teóricas e práticas nos períodos da manhã e noite. Ao final do curso, haverá a entrega de certificados aos participantes.

No primeiro dia de aula, a Prefeitura de Assis Chateaubriand promoveu um evento de lançamento e convidou empresários locais para apresentar o programa Carretas do Conhecimento como forma de estimular a contratação dos trabalhadores que recebem a capacitação. A carreta está estacionada no pátio da Agência do Trabalhador de Assis Chateaubriand, no Jardim Paraná.

O secretário da Justiça, Família e Trabalho, Rogério Carboni, afirma que a capacitação de mão de obra é uma das bases das políticas públicas do Governo do Estado nesta área. “Investir em programas de qualificação profissional, como esse das Carretas do Conhecimento, é o que vai nos permitir melhorar os já bons índices de empregabilidade no Paraná. Somos o Estado que mais realiza intermediação de mão de obra em diálogo com o setor produtivo, e o quarto no ranking de geração de empregos”, destaca.

Na avaliação de Milene Cristina Aleixo Ferreira Angeleli, secretária do Trabalho, Emprego e Turismo de Assis Chateaubriand, o curso atende uma demanda do município. “Capacitar a mão de obra é uma prioridade. Temos buscado oferecer oportunidades para as pessoas no mercado de trabalho, cada vez mais exigente. Já firmamos parcerias com várias empresas do município, proporcionando espaço para que a Carreta do Conhecimento execute o curso de Mecânica Automotiva”, afirma.

Everson Buch, coordenador de Ações Móveis do Senai-PR, disse que os jovens capacitados nessas duas turmas de Assis Chateaubriand recebem qualificação para oportunidades de trabalho que são abertas diariamente nas empresas da própria região. “É uma oportunidade que se abre na vida desses 36 jovens inscritos no curso de Mecânica Automotiva, função que constantemente é absorvida pelas próprias empresas da região. Assim, ao se inscrever eles já estão vislumbrando que o mercado de trabalho os espera”, assegura.

PROGRAMA – As Carretas do Conhecimento são unidades móveis equipadas com salas de aula, oficinas e infraestrutura para promover formação profissional e geração de emprego. Desde 2019, o programa já ofereceu mais de 8 mil vagas em cursos de qualificação no Paraná. Neste ano, os cursos começaram em abril, com investimento previsto de R$ 2 milhões.

Nesta edição de 2022, o programa Carretas do Conhecimento oferece 2.292 vagas, distribuídas em 26 turmas, em 55 cidades do Paraná. Os cursos duram cerca de um mês (para carga de 80h), são realizados nos períodos manhã, tarde e noite e as turmas têm de 16 a 20 alunos, a depender da qualificação. As inscrições são feitas nas Agências do Trabalhador. Mais informações AQUI.

CONTEÚDOS – No curso de Mecânica Automotiva os alunos trabalham com os seguintes conteúdos: teoria atômica; grandezas elétricas; multímetro; circuitos em série e paralelo. sistema de suspensão, direção e freio: definição do sistema de suspensão; tipos de sistemas de suspensão; características de sistemas de suspensão; definição do sistema de direção; tipos de sistemas de direção; características de sistemas de direção; definição do sistema de freios; tipos de sistemas de freios; características de sistemas de freios; motor de combustão interna: definição de motores de combustão interna; tipos de motores de combustão interna; componentes do motor de combustão interna; ciclo de funcionamento do motor (otto e diesel); sistema de lubrificação; sistema de alimentação (ar e combustível) e sistema de arrefecimento.