Projeto Carretas do Conhecimento forma mais 47 alunos em São José dos Pinhais 13/12/2022 - 16:41

Quarenta e sete alunos do curso de Elétrica Automotiva do projeto Carretas do Conhecimento receberam nesta segunda-feira (12) os diplomas de conclusão, em cerimônia na Usina da Música, em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. A ação é desenvolvida pelo Governo do Estado, sob coordenação da Secretaria estadual da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), em parceria com o Senai-PR (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), a Fundação Volkswagen e prefeituras.

“Esta é mais uma parceria de sucesso entre o Governo do Estado e o setor produtivo, voltada à qualificação profissional e promoção da empregabilidade”, disse o secretário Rogério Carboni.

“A Volkswagen tem compromissos de responsabilidade social com a região, com o local e com a cidade. Estamos agora comemorando mais uma parceria com o Estado do Paraná, levando conhecimento àqueles que mais precisam”, afirmou Ciro Possobom, CFO e vice-presidente da Volkswagen na América do Sul. Ele participou da solenidade de entrega dos diplomas.

“Com muito prazer entregamos hoje os diplomas de formação para as turmas de elétrica automotiva, na certeza de termos contribuído para que vocês enfrentarem o mercado de trabalho em condições de igualdade com seus concorrentes”, acrescentou.

PROJETO – As Carretas do Conhecimento são unidades móveis equipadas com salas de aula, oficinas e infraestrutura para promover formação profissional e geração de emprego. Desde 2019, o programa já ofereceu mais de 8 mil vagas no Paraná. Neste ano, os cursos começaram em abril, com investimento previsto de R$ 2 milhões apenas para essa nova fase.

Na edição de 2022 foram oferecidas 2.292 vagas, distribuídas em 26 turmas, em 55 cidades do Paraná. Os cursos duram cerca de um mês (para carga de 80 horas), acontecem nos períodos da manhã, tarde e noite, e as turmas têm de 16 a 20 alunos, a depender do curso.