Qualifica Paraná vai capacitar 420 alunos em 25 cursos de áreas da indústria 21/11/2022 - 12:42

A Praça Nossa Senhora de Salete, em frente ao Palácio Iguaçu, em Curitiba, é palco a partir desta segunda-feira (21) do programa Qualifica Paraná, uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), em parceria com o Senai-PR (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), que capacitará 420 alunos em 25 cursos gratuitamente até a metade do mês de dezembro.

As aulas das primeiras doze turmas já começaram, em quatro unidades móveis (Elétrica Automotiva, Instalações Elétricas, Manutenção de Motos e Mecânica Automotiva). “Realizamos esse esforço coletivo entre a Sejuf, o Senai-PR e a Casa Civil para preparar a Praça Nossa Senhora de Salete para a realização desses cursos e agora podemos ver isso se transformando em realidade. Mais uma parceria na área de qualificação que eleva o Paraná ao nível do pleno emprego”, destacou o secretário da Secretário da Justiça, Família e Trabalho, Rogério Carboni.

Na próxima segunda-feira (28), mais duas unidades móveis (Mecânica Industrial e Manutenção de Motos) serão instaladas com mais três turmas, e, na semana seguinte, as últimas duas unidades (Soldagem e Automação) chegarão, totalizando oito unidades. As turmas de Instalações Elétricas são de 18 alunos, as de Solda, de 20 alunos, e as demais de 16, com carga horária variando de 40h, 60h e 80h nos três turnos (manhã, tarde e noite).

O gerente de ação móveis do Senai-PR, Marco Lourenço, ressaltou que a escolha dos cursos ofertados está baseado nas áreas da indústria que mais estão necessitando de mão de obra qualificada. “O nosso objetivo aqui é apoiar a indústria com qualificação de pessoas. Durante o mês de novembro e dezembro, vamos capacitar uma base de 420 pessoas para que elas estejam disponíveis no mercado de trabalho o quanto antes”, disse.

O professor Gabriel Campos, responsável pelo curso de Elétrica Automotiva, explica que o mercado para este segmento está em expansão. “É uma das áreas que mais crescem atualmente. Vaga de emprego também existe bastante no mercado. Aqui o aluno já vai ser qualificado para atuar em elétrica automotiva, voltada basicamente à manutenção e preservação dos veículos”, afirmou. “Não iremos abordar só da parte elétrica e eletrônica do veículo, mas também vamos conversar sobre sistema de funcionamento mecânico para ter completo conhecimento sobre a área”.

AINDA HÁ VAGAS – Além de ainda haver vagas disponíveis em quase todos os cursos, será formado um banco de interessados, para eventuais substituições em decorrência de evasão. Guilherme, de 22 anos, acabou de receber baixa do Exército, ficou sabendo do curso por grupos de mensagens e se inscreveu no curso de Elétrica Automotiva. “É muito importante buscar a qualificação profissional, aprimoramento técnico. Acho muito interessante essa parceria do Governo com o Senai”, disse.

Para fazer os cursos é preciso ter idade mínima de 14 anos (exceto nos de Soldagem e Instalações Elétricas, que exigem no mínimo 18 anos), além de estar cursando ou ter completado o ensino fundamental e morar em Curitiba ou na Região Metropolitana.

Após a pré-matrícula, os aprovados receberão a confirmação pelo telefone informado. No momento da formalização da matrícula junto ao Senai deverão ser apresentados os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de escolaridade ou autodeclaração de escolaridade (para quem não puder comprovar e for maior de 18 anos).