PROJOVEM Trabalhador

Apresentação

A Secretaria de Estado de Justiça, Família e Trabalho (SEJUF), em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego, está desenvolvendo em alguns dos municípios do Paraná o Programa Nacional de Inclusão de Jovens - Projovem Trabalhador - Juventude Cidadã, com a meta de proporcionar a qualificação de 7.000 jovens no estado.

O Projovem Trabalhador - Juventude Cidadã prevê a inserção de 30% dos jovens qualificados no mundo do trabalho mediante emprego formal, estágio ou jovem aprendiz, ou através de formas alternativas geradoras de renda, tais como abertura de microempresa, registro como profissional autônomo, financiamento para implantação de empreendimento próprio e prestação de serviços a terceiros.

Em atendimento à legislação vigente quanto a execução do Projovem, a SETS realizou em 2012 processo licitatório, na modalidade pregão eletrônico, o qual resultou na contratação da SOCIESC, ILHA GRANDE, LIDER e BANDEIRANTES. Tais instituições são responsáveis pela contratação dos instrutores, em providenciar o espaço físico para as aulas expositivas e práticas e demais condições necessárias para o bom andamento das ações.

A quem se destina?

O Projovem é destinado a jovens desempregados, de 18 a 29 anos, com renda per capita familiar de até um salário mínimo.

Período de realização

Carga horária de 350h/aula, das quais 100h são destinadas à qualificação social abordando os temas valores humanos, ética e cidadania, educação ambiental, noções de direitos trabalhistas e qualidade de vida. As demais 250h são dedicadas à qualificação profissional propriamente dita.

O período da realização das atividades é de seis meses. A cada mês os jovens participantes recebem bolsa auxilio no valor de R$ 100,00 (cem reis) em conta, mediante frequência mínima de 75% das aulas. Além disso, recebem lanche, transporte, mochila, caderno, lápis, borracha, caneta e camisetas com a identificação do Programa.


 Contato

Procure a Agência do Trabalhador do seu município ou ligue (041) 3883-2543.