Política Pública de Qualificação

Apresentação

A Divisão de Qualificação Social Profissional é a unidade da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (SEJUF) responsável pela execução, no Paraná, da Política Pública de Qualificação. As ações de qualificação social e profissional são implementadas por meio de Planos de Qualificação, concebidos em três modalidades:

  • Planos Territoriais de Qualificação (em parceria com o MTE, municípios e entidades sem fins lucrativos), visando atender demandas por qualificação identificadas com base na territorialidade;
  • Planos Setoriais de Qualificação (em parceria com MTE, sindicatos, empresas, movimentos sociais e governos municipais) buscam o atendimento de demandas emergenciais, estruturantes ou setorializadas de qualificação;
  • Projetos Especiais de Qualificação (em parceria com MTE, entidades do movimento social e organizações não-governamentais) destinam-se ao desenvolvimento de metodologias e tecnologias de qualificação social e profissional.

Objetivos

Geral:

Proporcionar, ao cidadão trabalhador, conhecimentos que lhe permitam qualificar-se, requalificar-se e atualizar-se para o exercício de funções demandadas pelo mundo do trabalho, compatíveis com a complexidade tecnológica do trabalho, o seu grau de conhecimento técnico e o nível de escolaridade, numa perspectiva cidadã, ou seja, que lhe permita condições de (re)inclusão social e profissional.

Específicos:

  • Auxiliar na ampliação da probabilidade de obtenção de trabalho e de geração ou elevação de renda, reduzindo os níveis de desemprego e subemprego;
  • Favorecer o aumento da probabilidade de permanência no mercado de trabalho, reduzindo os riscos de demissão e as taxas de rotatividade;
  • Facilitar a inserção/reinserção no mercado de trabalho;
  • Contribuir para a elevação do nível de escolaridade;
  • Contribuir para a erradicação do analfabetismo da PEA;
  • Oportunizar condições para o resgate da cidadania, buscando a articulação entre o pensar e o fazer, o produzir e o construir a cidadania;
  • Auxiliar no avanço conceitual e metodológico da Educação Profissional de nível básico, em busca de novos paradigmas.